Apresentamos a você, caso não conheça, a prestigiada escritora da Literatura Afrobrasileira
CONCEIÇÃO EVARISTO
Biografia
Nasceu em 1946 em Belo Horizonte. De origem pobre passou sua infância numa favela num barraco apertado, compartilhando o mesmo espaço com nove irmãos até que foram obrigados a se removerem devido a obras do governo estadual. A mãe se preocupava apenas com a educação da filha, fato essencial em sua vida, vindo a terminar o curso normal com 25 anos. Trabalhava como domésticas para as mais tradicionais famílias de Belo Horizonte sem perspectiva de continuar os estudos, somava-se a isso, o preconceito e o próprio desencorajamento da sociedade burguesa.
Maria consegue, com muito esforço e dedicação ir ao Rio de Janeiro onde realiza prova de concurso público para ingressar no magistério e passa, vindo a tornar-se discente do curso de Letras devido a sua paixão pela Literatura, pois sempre fora ledora árdua de Jorge Amado, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Drummond e, principalmente, Carolina Maria de Jesus, autora com a qual sempre é comparada, devido às origens. Estas e tantas outras influencias subsidiaram-lhe o exercício literário, principalmente no que condiz sobre a Literatura como arma de lutas sociais.
O ano de 1980 marca uma série de movimentos sociais que reivindicam melhor tratamento aos afro-descendentes, assim como uma tentativa de revitalizar a cultura/costumes. Em SP, Maria da Conceição participa com contribuições literárias da série Cadernos Negros. Em 1990, época do 13º número da revista ocorre a publicação do poema Vozes-mulheres, considerado um manifesto da voz feminina e memorialista.
Seu livro mais conhecido é Ponciá Vicêncio.
Gostaram do pouco que leram sobre Conceição Evaristo? Em breve postaremos mais sobre ela.
Continuem Literariamente Conectados!
Fonte da Biografia: Evaristo, Conceição. 2006. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza.
Fonte da imagem: http://nossaescrevivencia.blogspot.com.br/
Postado por: Thayane Christinne
Nenhum comentário:
Postar um comentário